O prêmio ANTP ABRATI, que este ano avalia o quesito inovação, encerra nesse mês a fase de visitas técnicas. A próxima etapa é de entrega dos trabalhos e irá acontecer em setembro. Em novembro eles serão julgados e em dezembro será realizada a premiação dos vencedores.
A Inovação foi escolhida como o quesito avaliativo, por não está somente associada à velocidade requerida em ambientes altamente competitivos, mas deve estar presente em soluções simples ou complexas, sistêmicas ou não, advindas de simples observações ou de complexas análises.
Nesse caso todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento serão aceitas, pois abrangência de todos os aspectos dos processos e do negócio é o que interessa. O objetivo é fazer com que a empresa preze sempre essa maneira de pensar. Nesse aspecto, o papel da direção é imprescindível para manter um ambiente propício à criatividade, gerar idéias e por em prática as novas soluções encontradas.
O presidente do Conselho Deliberativo da ABRATI, Paulo Porto Lima, destaca que a inovação faz parte do cotidiano das empresas do setor. Segundo ele, com a recente crise hídrica registrada em diversos estados brasileiros, os meios de comunicação divulgaram iniciativas antes desconhecidas do grande público, de combate ao desperdício, de redução das emissões e, enfim, de preservação do meio ambiente.
Nos transportes coletivos, ele cita como exemplos os modernos ônibus cuja motorização atende rigorosamente às mais recentes disposições legais para emissões; o reaproveitamento da água que pinga dos aparelhos de ar condicionado; o tratamento e reuso da água utilizada nas lavagens dos ônibus. Também menciona os programas de racionalização e economia do uso de outros materiais e insumos.
No convite que fez as empresas associadas a participarem da edição 2015, ele lembra que este é um momento de sensibilização e de entendimento do processo, para proporcionar visibilidade e reconhecimento ao trabalho árduo, incessante e criterioso das práticas de gestão das empresas e aos resultados que vêm sendo alcançados.