Já falamos algumas vezes sobre a origem do ônibus motorizado, mas o conceito de transporte coletivo surgiu bem antes e era um luxo da elite francesa. Quem conta esta história pra gente é o site listadecuriosidades.com:
“O ônibus levou algum tempo para virar um meio de transporte. O primeiro ônibus público que era puxado por cavalos foi introduzido em Paris em 1662, por Blaise Pascal. Embora inicialmente popular, o serviço durou apenas 15 anos. Isto foi devido a um aumento no preço do bilhete que restringiu o uso aos membros da sociedade elevada.
Seguiu-se então uma enorme lacuna na história do ônibus. Não há registros de outros serviços de ônibus como Pascal até o início do século 19, quando os ônibus puxados por cavalos começaram a aparecer mais uma vez.
O ‘omnibus’ chegou em Bordeaux, França, em 1812 e logo depois em Paris, Nova Iorque e Londres. Nos primeiros dias, era comum para os passageiros sentar no telhado, como dentro também, com os ônibus aparecendo como um híbrido entre uma carruagem e uma diligência.
O nome “ônibus” é derivado da palavra latina “Omnibus” (que significa “para todos”). A loja de um chapeleiro, que tinha o nome “Omnes Omnibus” estava em estreita proximidade com a primeira estação de ônibus em Nante, França. Os usuários do ônibus rapidamente adotaram o nome de Omnibus, que foi encurtado ao longo do tempo para ônibus.
Na década de 1830, os ônibus movidos a vapor eram conhecidos por serem operados e em torno do mesmo embate, foram construídos autocarros elétricos. Os últimos ônibus foram alimentados por cabos aéreos e em muitas áreas precedeu o motor convencional (Londres é um exemplo).
Os primeiros autocarros alimentados por motores de combustão internos foram desenvolvidos em conjunto com o automóvel. Após o primeiro motor de ônibus ser movido em 1895, o design e a funcionalidade desenvolvidos ao longo dos séculos, resultou em ônibus contemporâneos que conhecemos hoje.”